domingo, 22 de março de 2009


Coisas da Vida

Sexta em sua celebre coluna Coisas da Política, Mauro Santayanna fala da  terceirização de serviços pelo governo, afirmando que nem a ética nem a lógica a defendem. Não poderia concordar mais. Acontece que no capitalismo muitas vezes a lógica e a ética são dribladas. Penso nessas coisas enquanto espero meu ônibus cuja passagem diária(ida e volta) equivale apouco mais de um por cento do salário mínimo.


Obama? Meu obama?
Tenho torcido desde o inicio pela quebra com os “velhos hábitos de estado” que Obama prometeu. Por isso fiquei tão chocado com o que descobri recentemente. Em fevereiro deste ano no Ninth Circuit Court of Appeals dos EUA (tribunal de recursos) o governo Obama decidiu manter a posição da administração Bush sobre Rendição Extraordinária. Significa que sobre a alegação de prejudicar segredos do estado o governo bloqueará a abertura de qualquer julgamento ligado a pessoas raptadas pelo governo sob suspeita de envolvimento com terrorismo. Assim sendo, os que passaram anos expostos a torturas e depois foram inocentados por falta de provas, não poderão conseguir justiça nas cortes, nem limpar seus nomes. Meu Barrack? Não pode ser...


Semana azul
Faz duas semanas que dedico todo meu tempo livre(todos os 10 minutos diários) a Snorkeling. Descobri que existe uma quantidade extraordinária de vida marinha nas nossas praias urbanas, inclusive este amigo com quem tenho nadado frequentemente esta semana e que batizei de João. A foto não é minha. Logo mais espero tirar algumas para compartilhar.



Land of the Free, but bring a credit card...

O sistema de saúde arcaicamente liberal dos Estados Unidos voltou ao palco central. Desta vez o foco não é propriamente os cidadãos do país mas a economia. Acontece que há anos as grandes empresas temendo preços altos dos seguro de saúde para seus empregados têm migrado para o Canadá. Diante da crise Governantes de vários estados temem que os fabricantes abandonarão o país mesmo com incentivos e socorro federal do pacote de estímulos.

Porém...
Como foi defendido por um consagrado jornalista americano/brasileiro semana passada num bar carioca independente do ultrapassado sistema americano custar caro aos pacientes, o resultado é mais ou menos igual ao do moderníssimo sistema universal brasileiro. A diferença é que lá pacientes não são atendidos por não terem dinheiro, e aqui por inúmeras outras razões ... vergonha aos dois.



Uma boa semana para todos!!!!

Um comentário:

Emerson Menezes disse...

Oi Pedro!

olha, assim que entrei aqui, participei da tua pesquisa sobre as células tronco, pois acho fundamental que a sociedade intensifique este debate, e principalmente, conheça mais sobre este assunto.

Aproveitei para aprender contigo depois, sobre o sistema de saúde nos nossos distantes vizinhos estadunidenses. Pelo andar da carruagem, daqui a pouco eles estarão migrando para o México... pense nisso - talvez te renda um bom texto.

Adorei a foto do cavalo-marinho (manteremos este hífen???); fico por aqui curioso, para as fotos que serão apresentadas a frente por você. Legal essa atividade.

Entra lá no nosso blog - Circo Industrial - estamos te esperando.
http://www.circoindustrial.blogspot.com

Abraço grande!

Emerson Menezes.

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.