quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Vôo da Crise

 Assistindo uma cena de Aviator, filme sobre a vida de Howard Hughes, me surgiu um paralelo entre palavras atribuídas ao magnata e a crise financeira. Na cena Hughes está sendo bombardeado pela retórica da família de Katherine Hepburn. Se defendendo à instigação da mãe da atriz, que ostenta que a família não se importa com dinheiro, diz, “somente porque você sempre o teve.”
    Hughes chegou à beira da falência varias vezes nos seus primeiros anos. E a resposta, verídica ou não, resume bem o caráter do homem, apelidado de Aviador, que durante sua vida trabalhou assiduamente, apesar de ter herdado um império. Mas além da perspectiva que dá sobre Hughes, a frase também aponta à realidade de uma classe e seu comportamento.
    Paul Krugman em artigo para o New York Times recentemente escreveu que os problemas dos EUA estão enraizados no endividamento do povo e sua falta de liquidez. Também adverte que as recentes tentativas da massa de economizar podem levar a uma queda na demanda de consumo. Concordo, mas proponho que esta queda talvez seja inevitável, por outras razoes.
    Descoberto há 500 anos, os EUA é um país novo. Foram cria de um mundo em evolução rápida e substancial. Muito como Hughes, que foi entregue uma fortuna aos 19, o fim da segunda guerra mundial entregou controle financeiro/político do mundo às mãos de um país então adolescente. E apesar de terem controlado o mundo por décadas, a ultima foi marcada por sucessivas derrotas.
    Grandes crises em nossas vidas tendem a nos amadurecer, e com o passar dos anos o Aviador aprendeu a ser eficiente com seus gastos e tomar riscos calculados enquanto construía a maior fortuna de seu tempo. Foi jogado à adultidade cedo e surgiu um homem. Veremos agora que destino terá sua pátria.

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.