quarta-feira, 21 de outubro de 2009

IOF no Reino da Dinamarca

Enquanto o mundo se preocupa com balões e outros tantos, a recente e talvez polêmica IOF é causa das manchetes de economia. No suposto interesse de manter o Real fraco contra o Dólar nosso governo tem assumido uma posição preocupante diante a queda da bolsa. Mantega, nosso ministro vaselina, chegou a explicar que “um excesso de capital no mundo poderia causar uma bolha na nossa Bolsa” (como visto n’O Globo 21/10). A taxa inibiria a entrada demasiada da moeda estrangeira.

Traduzido do economês, taxar os Dólares que entram diminui a quantidade destes o que o fortalece no território nacional ao mesmo tempo enfraquecendo o Real. A idéia é fortalecer o investimento direto e tira-lo da bolsa.

O problema é que no Brasil, que somente se industrializou a menos de oitenta anos, ainda não se desenvolveu uma cultura de investimentos forte. Estes em grande parte foram feitos por esforços estrangeiros ou com capital destes. No momento o país encara uma era de grandes investimentos (pré-sal, olimpíadas, copa...) e uma taxa sobre a moeda estrangeira, que dificilmente inibira sua entrada, pode causar o efeito indesejável de constringir o investimento domestico. Isso devido ao Real fraco no território nacional que não conseguirá competir com capital estrangeiro. E se conseguir, há algo podre no reino da Dinamarca...

Também existe como tem sido praxe com nossos governos o risco comodismo. Uma taxa sobre os dólares que entrarem será uma forma de lucro certo, o que pode levar, como foi o caso em tantos outros países emergentes, à falta de ação interna. Ao pé da letra significa que se o governo receber o imposto por fazer nada, não terá interesse em melhorar a situação para o investimento nacional. Terceirização do crescimento.

As políticas econômicas neste país surgem de trás de uma cortina de seda, aparentemente calculadas estrategicamente visando o futuro do país. Mas como já foi dito neste blog mais se parecem com balas perdidas, soltas sem meditação ou o devido debate público. Isso em parte se deve ao publico que pouco se interessa pela economia do estado e raramente sabe para onde vai o dinheiro que contribui. Por outro lado é categórico de um estado de um líder carismático que é tratado como herói do povo ao invés de administrador eleito. Mas este é outro texto.

Deveríamos analisar os próximos anos com cuidado e paciência, pois nossas atitudes economicas agora definirão a situação das gerações porvir.

2 comentários:

Brisa disse...

Você tem alguma esperança de que isso possa mudar um dia?

Temo pelo futuro dos filhos que eu ainda nem tenho.

Brisa disse...

PS: Te linkei lá no meu blog, ok?

Beijos.

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.