sábado, 31 de outubro de 2009

O que se faz ao presenciar corrupcão? (Caso Real)

O cidadão do rio por mais vezes que não reclama que sua sociedade se encontra corrupta. Diante da passividade de uns e atividade de outros, nossas instituições falharam. Mas então o que fazemos quando vemos, como vi hoje, a corrupção ativa de policiais.

Os fatos: Às duas da tarde ao andar por Ipanema vejo um carro da Policia Militar numero 54-3403 parar perto de um caminhão que fazia descarga dando duas alertas da sirena antes de passa-lo e parar em frente ao veículo. Ao sair do carro dois policiais, um de carabina na mão, começaram a andar ao caminhão antes de ver um chinês que por ali passava, aparentemente sem envolvimento algum na descarga. Tornaram suas atenções ao homem que ao resistir confuso foi arrastado, ainda em pé, ao carro da PM. Lá foi revistado de forma grosseira chegando a levar um esporro para calar a boca. Depois, apesar de nada encontrado fora jogado no banco traseiro. Para finalizar um dos homens que ali faziam a descarga e até então sequer tinha sido abordado se aproximou aos PM’s e de forma discreta, um aperto de mão, os passou algo, presumivelmente dinheiro.

Ao chegar na próxima cabine da PM na praça General Osório encontrei quatro policiais da unidade almoçando e perguntei o que estava acontecendo. Fui informado que “deve ser drogas”. O policial ao ouvir meu relato sequer interrompeu seu almoço e explicou que foi maneiro minha preocupação, aparentemente me elogiando por algo extraordinário, ou pelo menos mais do que ele faria. E então?

Ao chegar em casa liguei para o Disque Denuncia onde tive a oportunidade de ouvir “Fur Elise” durante dez minutos antes de desistir. No site da prefeitura fui novamente frustrado ao ver que não existe área para denuncias. Mas o maior empecilho foi quando ao entrar na pagina do Governo do Estado do Rio de Janeiro e encontrar uma área para denuncia anônima (ou seja já se pressupõe medo do cidadão se for honesto) e ser informado a descrever detalhadamente o evento, minha denuncia foi negada por passar de 6 linhas. E depois de editada, continuamente negada sem razão aparente.

E a pergunta que não quer se calar, O que faz o cidadão diante da corrupção continua? Nada. Sentem de braços cruzados, pois qualquer ação será frustrada. A semanas os céus nublados não passam na cidade maravilhosa, parece metáfora, ou coincidência, mas é fato.

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.