terça-feira, 30 de setembro de 2008

Sem chance, nem melancia...

    Segunda ou terça-feira, sairá o relatório da comissão interministerial sobre o que fazer com as descobertas do pré-sal. Claro, digo descobertas em teoria. Na realidade, até hoje se baseia em especulação, apesar de serem bem prováveis. Por coincidência, até podermos extrair este petróleo, tem uma boa possibilidade que o mundo estará usando outra fonte de energia. Mesmo assim o Brasil vibra. Mas o que mais mordeu minha bunda, foi que os americanos novamente roubaram nossa melancia.

    Melhor explicar. O voto da comissão só pode ter duas conclusões. 1) A Comissão decide que a Petrobrás vai explorar o petróleo da camada pré-sal, obviamente em parceria com inúmeras empresas estrangeiras. 2) Decidem criar uma nova estatal, a Petro-sal, e desonrar os contratos já estabelecidos e as licitações concedidas às empresas estrangeiras. Julgando pela boa vontade que temos tradicionalmente por governos estrangeiros, as vezes até ao nosso detrimento, acredito que a Petrobrás está pouco preocupada.

    Voltando à melancia furtada. Especuladores estavam tentando esconder suas alegrias quanto ao preço das ações da Petrobrás. Afinal, não existe no mundo uma empresa que lide com produto tão necessário e caro (mistura mágica) cujas ações estejam tão baixas. O voto, como antecipado pelo mercado, sairá a favor da Petrobrás, o que levará as ações da mezzo-estatal a pipocarem astronomicamente. Hora certa para ser um investidor no Brasil.

    Claro, esta previsão não vinha com garantias. Um numero de influencias externas poderiam arrasar as especulações. E arrasaram! Só não se esperava que seriam tão externas.

    O voto do congresso americano contra o pacote de alivio financeiro às empresas, fez com que os mercados mundiais despencassem. De fato estou pouco preocupado com os problemas dos EUA. Afinal moro num pais onde a maioria nem sabe ler. O que me chateia, porém, é que a falta de definição por aqueles lados, atinge tão profundamente estes daqui. Basicamente o que aconteceu é que o “voto contra” espantou o mercado deles, que por sua vez jogou nosso mercado em pânico (já diz muito), e agora independente das noticias do relatório o crescimento das ações não será tão grande. Se fosse uma competição eu chamaria arbitro. . .

    Mas o que fazer? Infelizmente, continuamos dependentes do que os outros fazem. Só nos resta saber, então, qual será o crescimento das ações. Assim todos nós oportunistas poderemos saber o que fazer com nossas fortunas. Afinal, 52% do Brasil é classe media. Não sabia?

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.