domingo, 21 de setembro de 2008

Coçando e Esfregando


Torna se cada vez mais difícil me manifestar neste espaço. Parece que em luz de minhas palavras, nossos governantes decidiram inundar (até mais) o cenário de corrupção. Tática astuta. Assim quando sento a escrever tenho tanto a falar que raramente digo algo. Entro em estado de apoplexia, e resmungo incoerências enquanto tento desesperadamente evitar os noticiários.


Não pretendia fazer listas como as de Carlos Heitor Cony, apesar de estima-las entre os mais belos trabalhos da prosa. Também não podia, por falta de competência e abundancia de respeito , gerar metáforas entre minha vida e as ocorrências, como João Ubaldo Ribeiro.

Apos ler os jornais, com depressão em alta, estava a ponto de trancar a maquina de escrever e o computador numa gaveta e perder a chave. Foi então que sentado no meu escritório tive uma idéia pra acolá de maluca. Decidi procurar a felicidade no único lugar que ainda confio: O dicionário.

“Próspero, afortunado, bem sucedido...” Não pode ser. Então, oitenta por cento do Brasil é infeliz. Pior, eu sou infeliz. Não podia ser. Fui ao mundo digital tentar encontrar outra definição. Cada lugar uma versão. Nenhuma satisfatória. Através de minha pesquisa encontrei que a palavra Felicidade está entre as mais enigmáticas de todos os tempos. Não existe definição que agrade a todos. Filósofos, sociólogos, psicólogos todos tentam abordar a questão, eventualmente sendo derrubados pelo infinito trabalho de defini-la. Afinal, tem até aqueles para qual a felicidade é a desgraça. E vice-versa.

Parece que os livros de auto ajuda, apesar de deploráveis em tantos aspectos, estavam certos sobre este ponto. Cada um tem que definir a própria felicidade. Por mim, continuarei tentando consegui-la a cada semana, enquanto denuncio com firmeza aqueles que atentam contra a nossa. E apesar de não saber responder o que é propriamente dita a Felicidade, podem contar comigo para atacar uma das poucas coisas que temos em comum como cidadãos: a infelicidade.

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.