domingo, 22 de junho de 2008

Cidade Desfocada

     Essa semana a cidade ferveu com indignação diante da atitude dos militares que entregaram três meninos nas mãos de traficantes rivais. A atitude destes poucos homens foi tão significante ao país, aparentemente, que até o Ministro da Defesa veio ao Rio de Janeiro pedir desculpas pessoalmente às famílias das vitimas. Sinto pelas mães, pais e irmãos destes três. Mas o que me horroriza é o que leio sobre o caso. O medo que sinto é pelo resto de nós.
     Ao ler nos jornais frases tão impactantes como “o que o exercito fez foi matar os garotos” fiquei pasmo. A impressão é de que a cidade condena a ação dos militares, enquanto isenta os traficantes. Parece que o trafico é uma existência inquestionável, uma instituição brasileira. Mas ao pesquisar e ler algumas das opiniões pela internet, se vê uma linha negra no chão que divide a opinião publica. Indignação? Sim, mas dos dois lados. Enquanto a população dos morros protesta e conclama a saída do exercito, no asfalto a musica é diferente.
     Ao olhar as opiniões em sites como o Globo Online (oglobo.globo.com para quem esteve em coma durantes os últimos anos), a indignação do público é justamente com a falta de ação militar em seus bairros. “Bota os militares aqui no Leme” grita um internauta. “Se eles não ficarem na Providência, manda para a Tijuca que agradeceremos” registrou outro.
     O carioca da Zona Sul não entende como a morte de três rapazes ligados ao trafico pode ser algo nefasto. Tenho que admitir que também não entendo como com tantas pessoas inocentes sendo assassinadas no Rio de Janeiro diariamente a morte de três traficantes, ou envolvidos, possa ser questão para primeira pagina de jornal. Pelo menos no sentido negativo.
     A frieza com que trato o assunto não é a reflexão de uma alma endurecida. Nem é a vontade mavórtica de um “Anti-Favelista”. Existe, pela primeira vez desde que eu voltei a viver no Rio de Janeiro, uma manifestação pública de confronto de opinião. E até onde isto irá é uma questão de saber se o governo vai se dar conta que este assunto esta dividindo a cidade. Mas a realidade brutal é que numa cidade onde a notícia é que o exercito agiu incorretamente, e não que o trafico assassinou três pessoas, estamos realmente fora de foco.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pedro,
muito bom o texto (
forma e conteúdo).É isso mesmo, acho que me entende (nos dois sentidos...).
IVANA

Fabio Bastos disse...

Pedro
Vc aborda o tema e coloca o seu ponto de vista, como deve fazer um cronista. Vc tem o dom de "farejar" a notícia e ir na ferida. Continue nessa linha que vc está muito bem.
Abs
Fabio

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.